sexta-feira, 22 de outubro de 2010

10ª Semana Universitária - Universidade de Pernambuco

     No mês de outubro de 2010, a UPE ( Universidade de Pernambuco), promoveu mais um momento de incentivo aos seu corpo docente e discente quando professores e alunos tiveram a oportunidade de apresentar um pouco de seu compêndio intelectual em apresentações de oficinas e palestras no período entre o dia 19 ao dia 22 deste mês.
     No dia 19/10 a  Profª. Fábia Morgana Rodrigues da Silva Dias apresentou uma oficina com o tema: Educação Alimentar e Nutricional na Formação de Professores do Estado de Pernambuco. Em sua apresentação, indicou algumas maneiras do professor incentivar os alunos a ter hábitos alimentares saudáveis e a cuidar-se para não correr o risco de também ser induzido a consumir alimentos pré fabricados e ter a saúde comprometida. Ela também apresentou recursos pedagógicos para atrair a atenção dos alunos a esta temática, uma delas foi a produção de fantoches feitos com materiais recicláveis.
     Outro dos preletores foi Hugo Henrique Pessoa da Silva. Graduando de Letras que apresentou uma oficina com o tema: Como Ler Em Grego, Básico e Prático. Teve como orientador o Prof. Ronaldo Cordeiro-UPE. Em sua aula realizada no dia 20/10, Hugo mostrou aos presentes a orígem da língua grega, o contexto histórico, apresentou o alfabeto e a fonologia deste idioma e noções básicas para facilitar a compreenção de textos escritos em linguagem clássica (grego) de forma que os alunos saíram, digo isto por experiência, alfabetizados pelo jovem e dedicado graduando;
     O Ms José Jacinto dos Santos também foi um dos preletores e apresentou com muita propriedade uma aula sobre a importância da intertextoalidade na Leitura de textos não-verbais no dia 21/10.
     Fragmentos desta aula podem ser vistos no endereço:http://www.youtube.com/user/Lhalhauzinho
     A X Semana Universitária não se resumiu a estes temas, muito pelo contrário, toda a programação pode se encontrada no endereço: www.upe.br/ffpnm/down/PROGRAMAÇ...doc
     Queremos agradecer e dar os parabéns a direção da Universidade, mais precisamente ao Campus de Nazaré da Mata, e a todos os organizadores deste evento pelo empenho demonstrado nesta e em outras oportunidades.
      Esperamos que momentos como estes possam continuar edificando professores e futuros professores que tem tido a oportunidade de passar por esta instituição.

Nenhum comentário: