Publicado
em 29 de Agosto de 2014 as 11:01:42 AM
Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Recife / PE
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LIÇÃO 09 - A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA
PRÁTICA - 3º TRIM. 2014
(Tg 3.13-18)
INTRODUÇÃO
Nos dias de Tiago,
muitos mestres se diziam sábios, mas, viviam em contendas, se auto gloriando e
eram invejosos. Por isso, o apóstolo adverte que a verdadeira sabedoria não se
manifesta, necessariamente, em discursos e palavras, mas, principalmente, em
obras: “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom
trato, as suas obras em mansidão de sabedoria” (Tg 3.13). Em
outras palavras: aquele que é sábio não é invejoso e nem contencioso. Nesta
lição veremos a definição de sabedoria; estudaremos o contraste entre a
sabedoria que vem de Deus e a que vem do diabo; e, finalmente, a diferença
entre o mestre que é carnal e o que é espiritual.
I - DEFINIÇÃO
O termo grego para sabedoria é “sophia” e
significa “habilidade nas questões da vida”, “sabedoria prática”,
“administração sábia e sensata” ou “uso correto do conhecimento” (Lc 21.15; At
6.3; 7.10; Cl 1.28; 3.16; 4.5). “A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e
avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas
acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com a Palavra de Deus e
na direção do Espírito Santo (STAMPS, 1995, p. 1926). “Ter sabedoria é pensar
bem e agir bem em qualquer empreendimento realizado, seja secular ou
espiritual” (CHAMPLIN, 2004, p. 7).
II - DOIS TIPOS DE
SABEDORIA
No capítulo 3 de
sua epístola, o apóstolo Tiago enumera dois tipos de sabedoria. Vejamos:
2.1 A sabedoria
que não vem do alto (Tg 3.15).Esta sabedoria não procede de Deus e possui três
características principais: é terrena, animal e diabólica. É a sabedoria que
produz maus frutos e não promovem a paz e a comunhão.
Vejamos:
- É terrena. O termo deriva-se do grego “epigeios” e
significa “da terra”, “terrestre”. É a sabedoria deste mundo, em contraste
com a que procede do céu (Jo 3.12; I Co 1.20,21; Tg 1.5). É uma sabedoria
limitada, egocêntrica, como a dos inimigos da cruz de Cristo, que só
pensam nas coisas terrenas (Fp 3.19).
- É animal. Ou seja, não é espiritual. A palavra grega para animal é“psykikos” e
é traduzida por natural em contraste com a sobrenatural ou espiritual (ICo
2.14; 15.44,46). É uma sabedoria totalmente à parte do Espírito de Deus.
- É diabólica. O termo grego é “daemon” e significa
“demoníaca” ou “diabólica”. Essa foi a sabedoria usada pela serpente para
enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus e fazendo-a descrer de
Deus para crer nas mentiras do diabo (Gn 3.1-5). O diabo tenta os homens
de várias formas: pela cobiça (Lc 22.3); pelo ódio (Jo 8.44) e pelo engano
e pela malícia (II Co 11.3).
2.2 A sabedoria
que vem do alto (Tg 3.17). “A verdadeira sabedoria vem de Deus, do alto, visto
que ela é fruto de oração (Tg 1.5), ela é dom de Deus (Tg 1.17). Essa sabedoria
está em Cristo: Ele é a nossa sabedoria (ICo 1.30). Em Jesus temos todos os
tesouros da sabedoria (Cl 2.3). Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela
nos torna sábios para a salvação (2Tm 3.15). Ela nos é dada como resposta de
oração” (Ef 1.17; Tg 1.5). (LOPES, 2006, p. 77)
- É pura. A sabedoria de Deus é incontaminada, sem qualquer defeito moral e
livre de impureza. O termo derivase do grego “hagnos” e
pode ser traduzido por “limpo”, “puro”, “inocente”. A sabedoria que vem do
alto não pode conduzir o homem ao pecado e impureza (Pv 2.7; 4.11).
- É pacífica. A palavra deriva-se de dois termos gregos “eirene”,
que significa “paz” e “poeiõ”, que quer dizer “fazer” e
pode ser traduzida por “pacificador” ou “fazer a paz”. A sabedoria divina
não é contenciosa, nem facciosa (Pv 3.17; Mt 5.9). Logo, aquele que é
sábio não vive em contendas e dissenções (Tg 3.14).
- É moderada. O termo grego traduzido por moderada é “piekes”,
e significa: “cheio de consideração”, “gentil”, qualidades essas que os
homens facciosos e ambiciosos não possuem (Tg 3.14,16). Essa
característica da sabedoria do alto trata da atitude de não criar
conflitos nem comprometer a verdade para manter a paz.
- É tratável. A palavra grega é eupeithes e significa
“facilmente persuadido” ou “contrário de obstinado”. Essa sabedoria é
aberta à razão. É ser uma pessoa comunicável, de fácil acesso, que é capaz
de mudar de opinião quando necessário (Fp 3.7).
- É cheia de misericórdia. A palavra misericórdia significa lançar o coração na miséria do
outro. É inclinar-se para socorrer o aflito e sentir ternura pelo
necessitado e estender-lhe a mão, ainda que ele nada mereça. A verdadeira
sabedoria produz profundo sentimento de misericórdia no homem interior (Rm
12.30; Cl 2.12).
- É cheia de bons frutos. A sabedoria de Deus é prática. Ela muda a vida e produz bons frutos
para a glória de Deus. Nesse texto, os bons frutos tem o sentido de boas
obras (Gl 5.22; Ef 5.8; Fp 1.11). Uma das principais características da
epístola de Tiago é o ensino sobre a teoria e a prática. Ele já havia
ensinado sobre a necessidade de ouvir e praticar a Palavra (Tg 1.19-27); e
entre a fé e as obras (Tg 2.14-16). Agora ele fala da necessidade de
demonstrar a sabedoria pelas obras (Tg 3.13-18).
- É sem parcialidade. A palavra grega é adiákritos e significa
“não dividido em julgamento”. Quando temos a sabedoria de Deus, julgamos
conforme a verdade e não conforme a pressão ou conveniência (I Rs
3.16-28).
- É sem hipocrisia. A palavra traduzida por hipocrisia é “anypokritos” e
significa “sinceridade”, “sem fingimento”, “sem disfarce”, “não fingido”.
O hipócrita é como um ator que representa um papel diferente ao da sua
vida real. Onde existe a verdadeira sabedoria não há lugar para hipocrisia
(Rm 12.9; II Co 6.6).
III - A DIFERENÇA
ENTRE O MESTRE CARNAL E O ESPIRITUAL
“Quem dentre vós é
sábio e inteligente?…” (Tg 3.13-a). Essa pergunta de Tiago evidencia que
entre os membros da igreja do primeiro século a quem ele dirigiu esta epístola
havia aqueles que se consideravam mestres e sábios, mas, suas obras não
demonstravam a prática da sabedoria. Por isso, o apóstolos os exorta a
demonstrarem sua “sabedoria” pelo seu proceder “…mostre, pelo seu
bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria?” (Tg 3.13-b).
Para Tiago, o
mestre carnal difere do espiritual a partir dos seus frutos, conforme
destacaremos abaixo:
O MESTRE CARNAL
(TG 3.14-16)
|
O MESTRE
ESPIRITUAL (TG 3.13;17-18)
|
a) É invejoso. Considera os outros mestres
como inimigos que têm que ser aniquilados e não como amigos que devem ser
persuadidos. A inveja é obra da carne (I Co 3.3; Gl 5.16-21).
|
a) É moderado. Trata os outros mestres como
superiores a ele, tendo-os em máxima consideração. A Palavra de Deus nos diz
que devemos considerar os outros como superiores a nós mesmos (Fp 2.3).
|
b) Promove
facção. Está mais
disposto a dividir, atraindo discípulos para si, do que para Cristo. Este era
um dos problemas da igreja de Corinto (I Co 1.11-13; 3.1-4).
|
b) Promove
unidade. Empenha-se ao
ensino com o objetivo de unir, conduzindo as pessoas a Cristo. A comunhão é
uma característica do povo de Deus (At 2.42; Ef 4.1-6).
|
c) Auto
gloria-se. Toda sua atitude
é orgulhar-se de seu próprio conhecimento, antes, que humilhar-se por sua
ignorância. A Bíblia ensina que ninguém deve gloria-se, a não ser em conhecer
ao Senhor (I Co 1.29,31; II Co 10.17).
|
c) É humilde. O verdadeiro erudito está
muito mais consciente daquilo que não sabe, do que aquilo que já aprendeu.
Sabedoria e humildade são duas virtudes que devem andar juntas (Pv 11.2; Jr
9.23).
|
d) É mentiroso. Está mais interessado em
exibir-se a si mesmo do que mostrar a verdade. A mentira é um mal que não
deve existir no meio do povo de Deus (Jo 8.44; Ef 4.25).
|
d) Fala a
verdade. Tem maior
interesse na verdade do que em suas próprias opiniões. A Bíblia nos exorta a
falar sempre a verdade (Ef 4.15; 6.14).
|
CONCLUSÃO
Como pudemos ver,
a verdadeira sabedoria não deve ser demonstrada por discursos e palavras, e
sim, pelas ações. Alguém que se diz sábio e inteligente e vive em contendas,
invejas e auto glorificação, não pode ter a sabedoria de Deus, e sim, a que é
terrena e diabólica. A verdadeira sabedoria consiste em viver de acordo com os
preceitos divinos e é pura, pacífica, cheia de misericórdia e de bons frutos.
Assim, podemos identificar os verdadeiros e falsos mestres pelas suas obras,
assim como podemos identificar as árvores pelos seus frutos.
REFERÊNCIAS
- Bíblia de Estudo Palavras Chave. CPAD.
- CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia,
Teologia e Filosofia. HAGNOS.
- CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo
Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.
- COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Fé
& Obras. CPAD.
- LOPES, Hernandes Dias. Tiago -
transformando provas em triunfo.HAGNOS.
- STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
Publicado no Portal da Rede Brasil de Comunicação
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